Realizou-se hoje, 12 de novembro, na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, uma reunião plenária do Conselho Geral da Universidade do Algarve, da qual resultou a eleição da nova reitora, culminando com a vitória de Maria Alexandra Anica Teodósio que declarou “agradeço, emocionada, a confiança que o Conselho Geral da Universidade do Algarve depositou em mim para o novo mandato de Reitora. É tempo de aproveitar este momentum que já se desenha no Azul Horizonte Algarvio e no Horizonte 2030, que a UAlg seja sol que ilumina com a ciência que aqui se coproduz e ensina, muito além da nossa região, e que o conhecimento gerado ajude a posicionar a UAlg e o Algarve na vanguarda das soluções do futuro.
Aproveito para agradecer ao Reitor Paulo Águas e reforçar o compromisso de construir pontes entre pessoas, ideias, natureza e culturas, sempre com empatia, com base na ciência e, sobretudo, muita ação!”
Recorde-se que Alexandra Teodósio, a primeira mulher a liderar a Academia algarvia, já havia sido vice-reitora para a Investigação (2017-2021) e atualmente era vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável da UAlg, nos dois mandatos do reitor cessante, Paulo Águas.
Apresentaram-se a sufrágio três candidatos: Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira Bicho, Maria Alexandra Anica Teodósio e Luís Pedro Vieira Ribeiro.
A tomada de posse do novo(a) Reitor(a) está agendada para 17 de dezembro, data em que se assinala o 46.º aniversário da Universidade do Algarve.
Resultados (votação final): 4ª volta
Número de votantes: 31
Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira Bicho: 12
Maria Alexandra Anica Teodósio:19
A tomada de posse do novo(a) Reitor(a) está agendada para 17 de dezembro, data em que se assinala o 46.º aniversário da Universidade do Algarve.
Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve, Álvaro Beleza
Fonte/Foto: UAlg