O Comando Distrital de Faro informa que, ontem, dia 9 de janeiro, através do seu Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço procedeu à detenção de um indivíduo por imigração ilegal, na cidade de Olhão.
O Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço, recentemente criado, é uma estrutura deste Comando especialmente preparada e vocacionada para a monitorização e fiscalização da legalidade da permanência de cidadãos estrangeiros na nossa área de intervenção.
No âmbito da sua atividade de monitorização, foi detetada a presença de um cidadão estrangeiro que se encontrava na cidade de Olhão, cuja situação da legalidade da sua permanência em Território Nacional levantou algumas dúvidas.
Após ter sido localizado naquela cidade, para além de se confirmar que se encontrava em permanência irregular em território nacional, verificou-se que sobre o mesmo pendiam várias medidas de afastamento e expulsão do Espaço Schengen e também que recorria a diferentes identidades para se furtar à legitima ação das autoridades, algo que logrou com sucesso durante vários anos ,até ao dia de ontem, em que foi detido.
Aguarda a sua apresentação perante a Autoridade Judicial competente para 1º interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação que forem consideradas adequadas.