«Death Experiences: o impacto da exposição ao processo de morrer nos profissionais de saúde» é o tema que dá mote à próxima Tertúlia Saud´Arte, a 29 de julho, pelas 18h00, a partir do auditório do Hospital de Portimão da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve. A palestra, gratuita e com transmissão online, é aberta à comunidade e aos profissionais de saúde.
De acordo com a organização, a palestra tem como objetivos “refletir sobre o impacto da experiência subjetiva associada ao processo de morte de uma pessoa doente; explorar potenciais riscos e benefícios das crenças pessoais dos profissionais de saúde (pré e pós processo de morte da pessoa doente); refletir sobre o sentido de coerência entre a missão e visão de um Serviço de Saúde e as crenças/experiências de morte; identificar potenciais riscos associados à exposição contínua ao processo de morrer, com particular ênfase no conceito «Fadiga por Compaixão»; definir e explorar o conceito de Luto Profissional”.
A tertúlia é proferida por Catarina Alexandre, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, que desempenha funções na Equipa de Apoio Psicossocial desde 2018, associada ao Programa Humaniza da Fundação “la Caixa”, no Hospital de Portimão, no Serviço de Cuidados Paliativos (hospitalares) e na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Barlavento. É, também, professora assistente no Curso de Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Tem formação avançada na área da Psicologia de Emergência, Cuidados Paliativos, Intervenção Clínica na Dor e na área das Psicoterapias Ativas. Recentemente, colaborou na elaboração de dois capítulos do livro «Perturbações da Parentalidade 2».
Fonte/Foto: ULS Algarve