Em
Faro Informação

2023/02/15

ERSE aprova projeto piloto de comunidade de energia renovável na ilha da Culatra

Freguesias

No âmbito dos projetos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projeto piloto à Comunidade de Energia Renovável na Ilha da Culatra, em Faro.

O projeto que conta com a coordenação da Universidade do Algarve, tem como principal objetivo criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER), através da implementação de um modelo de economia participativa que vai permitir a distribuição dos custos e dos rendimentos resultantes da geração renovável, apoiando o envolvimento da comunidade.

As CER permitem que os membros partilhem entre si e comercializem a energia renovável produzida coletivamente. Neste projeto piloto, em que a Cooperativa para a Sustentabilidade da Ilha da Culatra (C-COOP) será a entidade gestora do consumo coletivo, as unidades de produção instaladas no núcleo piscatório passarão a partilhar a energia por várias residências e pequenos negócios, através da rede elétrica de baixa tensão. Para tal, a energia produzida pela comunidade será reduzida ao consumo medido nos contadores dos participantes da CER piloto, que neste caso passarão a ser autoconsumidores.

Em comunicado, a ERSE explica que “a iniciativa envolve cinco Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), em autoconsumo individual com 85kWp, mais 30kWp, a instalar em breve, um autoconsumo individual com armazenamento de 46kWh, um barco solar com bateria de 17.5kWh e um sistema de gestão de energia em fase de desenvolvimento na Universidade do Algarve. Os consumidores participantes incluem três minimercados, oito restaurantes, uma escola primária, um centro social e um posto da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como centros de serviços como a sede do Clube União Culatrense, a sede da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a delegação da União de Freguesias de Faro e o posto de telemedicina.

Segundo Jânio Monteiro, docente do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da UAlg e membro da equipa de coordenação da iniciativa Culatra 2030, “esta aprovação por parte da ERSE reflete o trabalho feito até aqui e permitirá que o laboratório vivo da Culatra suporte a definição e teste de novos mecanismos de partilha de energia, entre membros da CER, que procurem elevados níveis de equidade entre participantes”. O objetivo, explica, “passa também pela implementação de sistemas inteligentes de gestão de consumo, que permitam maximizar a utilização da energia que está a ser produzida na ilha, evitando recorrer a grandes unidades de armazenamento”. No seu ponto de vista, “o envolvimento da população neste projeto, desde o seu início, é uma das forças que mais o diferenciam. O projeto piloto é, em si mesmo, um exemplo de investigação aplicada, envolvendo uma tese de doutoramento de um aluno da UAlg, Jóni Santos, culatrense e bolseiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia”.

De acordo com André Pacheco, investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg e coordenador da iniciativa, “o objetivo principal é criar na Culatra um Laboratório Vivo para a Sustentabilidade e posicionar a região como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis, estabelecendo  pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no setor renovável e as empresas, promovendo a sustentabilidade ambiental, a economia circular e a adaptação da ilha às alterações climáticas”.

Importa recordar que a ilha da Culatra é uma das seis ilhas piloto que recebeu apoio do Secretariado Europeu para desenvolver um roteiro estratégico para o processo de transição para energias limpas. A iniciativa Culatra 2030, coordenada pela Universidade do Algarve, em parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e o Município de Faro, foi selecionada pela Comissão Europeia como exemplo da estratégia de especialização inteligente no Algarve

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PSP de Faro encerrou Curso de Especialização em Investigação de Crimes de Violência Doméstica
24/04/2025
Faro promove Campanha de Vacinação Antirrábica e Controlo de Outras Zoonoses
24/04/2025
Teatro Lethes é palco das comemorações da Revolução dos Cravos
23/04/2025
Município de Faro deu início à Prevenção de Incêndios Rurais
23/04/2025
Ginásio Clube Naval marcou presença na Taça de Portugal da classe Optimist
21/04/2025
Autarquia convida população a participar na estratégia municipal de saúde
21/04/2025
Teresa Gonçalves conquista 3º lugar no Torneio Cidade de Torres Vedras
17/04/2025
UAlg reforça formação em Terapia da Fala com reabertura da licenciatura
17/04/2025