João Figueirinha, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), foi distinguido com o Prémio de Scientific Short Communication no X Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia (CNEF), que decorreu em Coimbra, entre 26 e 28 de setembro, reunindo mais de 300 estudantes de todo o país.
Promovido pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), o concurso Scientific Short Communications desafiou os participantes a apresentar projetos inovadores com impacto no setor farmacêutico, contribuindo para a promoção da literacia em saúde junto da sociedade civil.
O trabalho de João Figueirinha, intitulado “Farmacovigilância: Transformar Dados em Saúde”, realizado sob orientação do docente Jaime Conceição, destacou-se pela sua abordagem inovadora na utilização de dados de farmacovigilância. O projeto propõe novas formas de transformar a informação disponível sobre reações adversas em conhecimento útil, capaz de reforçar a segurança dos medicamentos e a proteção dos doentes.
Este prémio representa não apenas o reconhecimento da qualidade científica do trabalho desenvolvido, mas também a valorização da investigação realizada na UAlg no campo das Ciências Farmacêuticas.
Fonte/Foto: UAlg