Em
Faro Informação

2025/06/04

Faro adere à coligação para a resiliência costeira da ascensão dos oceanos

Concelho

A Câmara Municipal de Faro deliberou, na sua reunião de 26 de maio de 2025, aprovar a ratificação da carta de adesão à Coligação para a Resiliência Costeira da Ascensão dos Oceanos. Esta decisão formaliza a integração do município nesta importante iniciativa internacional, alinhada com os seus esforços contínuos na mitigação dos impactos nas zonas costeiras.

A Coligação para a Resiliência Costeira da Ascensão dos Oceanos (Ocean Rise & Coastal Resilience Coalition for Cities & Regions) é uma iniciativa de cooperação internacional entre cidades e regiões costeiras, coordenada no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano. Visa apoiar os territórios mais expostos aos efeitos das alterações climáticas, como a subida do nível do mar, a erosão costeira, as inundações e a intrusão salina. A Coligação, que atua como um ponto de referência para as cidades e regiões que enfrentam estas alterações, será lançada oficialmente durante o “Summit Ocean Rise & Coastal Resilience”, em Nice, a 7 de junho de 2025, evento especial que antecede a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (9 a 13 de junho).

Organizada pela cidade de Nice e pela Plataforma Oceano e Clima, esta cimeira reunirá representantes eleitos e responsáveis de grandes cidades e regiões costeiras, bem como líderes de ilhas ameaçadas pela subida do nível do mar. A iniciativa terá como foco acelerar a colaboração, o acesso ao conhecimento e ao financiamento para a adaptação às alterações climáticas e aos impactos nos oceanos.

A adesão do Município de Faro à Coligação representa um compromisso voluntário em implementar ações alinhadas com os objetivos desta aliança. Faro, cujo território costeiro está exposto a diversas ameaças climáticas, tem vindo a desenvolver ações no domínio da adaptação e resiliência, nomeadamente através de projetos baseados na natureza e cooperação com entidades científicas e internacionais.

A adesão reforça o posicionamento estratégico de Faro em relação à sustentabilidade costeira e confere acesso a plataformas técnicas, oportunidades de financiamento e visibilidade internacional. Ao formalizar esta parceria, a autarquia assume o compromisso de reforçar a sua resposta aos desafios climáticos costeiros, comprometendo-se a: participar em ações formativas, partilhar dados e boas práticas, desenvolver políticas sustentáveis para a zona costeira, promover a resiliência local e apostar na sensibilização, educação para os oceanos e envolvimento da comunidade.

Esta parceria reforça o papel do Município de Faro a nível global e sublinha o empenho em enfrentar a urgência da adaptação às alterações climáticas e em construir um futuro mais resiliente para as suas comunidades costeiras.

 

 

Fonte/Foto: CM Faro

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
David Samuel Custódio Lima transferido para o CSKA Sofia
25/07/2025
Debate sobre o impacto da exposição ao processo de morrer nos profissionais de saúde
25/07/2025
Prisão preventiva para dois cidadãos pela prática de crimes de roubo
24/07/2025
Faro vai acolher obras de referência de um dos mais importantes museus nacionais
24/07/2025
Body Salva promove atividade gratuita no âmbito do Programa Bandeira Azul
23/07/2025
Músico Tatanka vai animar as ilhas-barreira este mês de julho
23/07/2025
Arco da Vila reabre portas ao património e à cultura
22/07/2025
Bonjoanenses Faro conquistam Taça do Algarve 4X4
22/07/2025