A Estrada Nacional 2 (N2) é a mais extensa estrada portuguesa, somando 739,26 quilómetros, e a única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude. Estende se de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve.
Instituída a 11 de maio de 1945 no Plano Rodoviário pelo decreto-lei n.º 34593, a Estrada Nacional 2 tem a presença das construções da arquitetura filipina, remetendo o início da sua história para séculos passados, onde fora criada para servir centralmente o reino português, intitulando se de Estrada Real.
Repleta de misticismo, de património material e imaterial e por caraterísticas singulares, a Rota da Estrada Nacional 2 é a maneira mais pura de conhecer Portugal, a sua diversidade, cultura, paisagem, demografia, gastronomia e património, reconhecidos mundialmente.
A história da estrada confunde se com a história de muitos de nós, pelas mais diversas e curiosas razões. Quem não contou carros, jogou à bola ou ao pião, ou simplesmente assentou o pé descalço neste chão? Quem não olhou o infinito das retas, ou espreitou uma curva, sonhando com o que poderia vir?
Faro, é o ponto de partida ou o destino desta rota que atravessa Portugal. O emblemático marco do km 738, no coração da cidade, é hoje ponto obrigatório para quem percorre a mítica N2 de lés a lés. Cidade acolhedora, onde o centro histórico se reflete nas águas da ria formosa, Faro é um convite à descoberta de um destino para visitar todo o ano.
Fonte/Foto: CM Faro