A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+ realiza entre os dias 4 e 7 de abril de 2025 a feira da Saúde e Bem-Estar, uma iniciativa que visa sensibilizar a população para a importância da saúde física e mental.
A iniciativa decorre na Praça Agadir e na Avenida da República com uma programação diversificada ao longo dos dias. A começar no dia 4, na Praça Agadir, as atividades irão decorrer entre as 13h30 e as 18h00, com uma sessão de abertura, palestras e rastreios. No dia 5 de abril, na Avenida da República, o programa de atividades decorrerá das 10h00 às 13h00, e no dia 7, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, novamente na Avenida da República, o evento acontece das 10h00 às 20h00.
Este evento pretende incentivar hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada, além de informar sobre doenças provenientes e formas de as evitar, onde estará incluído o combate ao tabagismo e ao sedentarismo. A população poderá beneficiar de rastreios gratuitos e orientações médicas, além de palestras e workshops sobre diversos temas relacionados à saúde, incentivando a troca de experiências entre a comunidade e os profissionais de saúde, de forma a fortalecer a importância da saúde mental e do bem-estar emocional.
Para além de ser um espaço de prevenção de doenças, a «Feira da Saúde e Bem-estar» visa promover a autonomia da população na gestão da sua própria saúde e como obter autoconhecimento sobre o seu bem-estar geral. O evento, ao oferecer informações acessíveis e gratuitas, contribui para a redução de custos com tratamentos médicos e fortalece a confiança da comunidade nos serviços de saúde disponíveis.
Aberta à comunidade, a feira reforça o compromisso dos serviços de saúde com o bem-estar da sua população, nesta iniciativa de adoção a hábitos que melhoram a qualidade de vida. A «Feira da Saúde e Bem-estar» conta com a parceria da Câmara Municipal de Olhão, Junta de Freguesia de Olhão, Junta de Freguesia de Pechão e do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.
Fonte/Foto: Unidade Local Saúde Algarve