Terminou, na passada terça-feira, a Taça de Portugal da classe Optimist, 1ª Prova de Apuramento Nacional, em Portimão.
Foram três dias de regatas, onde o programa de seis regatas foi cumprido na integra, embora em condições difíceis para os atletas da equipa farense, com ventos acima dos 15 nós, chegando no último dia de prova a passar a barreira dos 20 nós.
A equipa do Ginásio Clube Naval de Faro, capitaneada pelo treinador Guilherme Cavaco, foi composta pelo Ian Laizé, Pedro Leonardo, João Silva, Tomás Guedes, Francisca Afonso, Manel Sousa e Tomás Caetano, que como guerreiros se fizeram ao mar para enfrentar ventos e ondas.
Os objetivos para esta prova eram distintos, Ian Laizé terminou no 17º lugar, estando ainda na luta para cumprir o seu objetivo no decorrer da 2ª PAN. Pedro Leonardo fez um campeonato super regular, sempre com resultados no top 18, terminou no 30º lugar. João Silva ocupou o 39º lugar e Tomás Guedes, a surpresa da equipa, acabou num fantástico 45º lugar. Francisco Afonso, cumpriu o objetivo a que se propôs e ao terminar no 80º lugar garantiu o apuramento para a 2ª PAN, que se realizará no início de maio em Oeiras. Por fim, Manel Sousa, nesta sua primeira experiência competitiva nos Juvenis, apesar das exigentes condições, terminou no 122º lugar e Tomás Caetano, que por problemas de saúde faltou ao primeiro dia, e ainda assim, tentou realizar as provas possíveis, terminando no 126º.
Esta prova garantia aos 80 primeiros o acesso à 2ª PAN, e assim o GCNF estará representado por cinco velejadores, que aproveitaram já os últimos dias das férias da Páscoa para continuar a trabalhar com foco nos objetivos traçados.
Fonte/Foto: GCNF