Em
Faro Informação

2023/03/29

Mata do Liceu reabre à comunidade com projeto a pensar nas gerações futuras

Concelho

Após cinco anos, a simbólica Mata do Liceu reabriu à comunidade na sexta-feira, 23 de março.

Os farenses contam agora com um renovado espaço verde, com mais de 250 novas árvores plantadas e onde podem exercitar o corpo (e a mente), passear com os mais pequenos ou desfrutar de um relvado que convida a um banho de sol.

Foram cerca de 280 as árvores plantadas em substituição das mais de 100 abatidas, sendo algumas autóctones e outras de crescimento mais rápido, mas com elevada resistência a pragas, frisa o engenheiro Brito, projetista da obra.

O percurso de lazer estende-se por cerca de um quilómetro de caminhos amplos, ao longo do qual é possível contemplar a diversidade da vegetação.

O espaço, pensado com a tónica no ambiente e no aproveitamento da água das chuvas, conta ainda com várias depressões no solo – que funcionam como pequenos lagos ou bacias de retenção da água da chuva – para que a humidade seja retida e preserve as novas espécies numa região em que cada vez chove menos.

Num espaço que outrora foi um pomar de sequeiro que remonta aos anos 30, destaca-se agora uma forte aposta “nas árvores folhosas, de modo a incrementar a deposição de matéria orgânica no solo”. O arvoredo foi ainda complementado com plantações ao nível arbustivo e subarbustivo que diminuem o pisoteio do espaço fora dos trilhos e beneficiarão das condições do solo.

Tal como aconteceu com o Jardim da Alameda, reaberto em junho do ano passado após requalificação, o presidente da Câmara Municipal de Faro espera que “as pessoas se apropriem e cuidem deste espaço”.

“Peço às pessoas que zelem por este espaço. É preciso ter cuidado, não trazer para aqui os cães e depois deixá-los andar por aí, é preciso não grafitar. É preciso tratar bem aquilo que é nosso”, apela.

A Mata do Liceu dispõe agora de novos espaço âncora, como uma área de street workout ou arborismo, além de terem sido recriados outros espaços já existentes no passado, como o parque infantil, o parque geriátrico ou o anfiteatro. Uma das maiores atrações dá nas vistas pelas suas cores vivas – um campo de basquetebol “desconstruído” que promete ser lugar de passagem pelos amantes da modalidade e da fotografia.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Tony Carreira sobe ao palco do Jardim Manuel Bivar dia 29 de agosto
21/08/2025
Registo operacional do Comando Territorial de Faro
21/08/2025
Carlos Marchão integra a equipa técnica dos Bonjoanenses
20/08/2025
Jardim dos Sentidos regressam ao Alameda Viva
20/08/2025
GALP associa-se ao FESTIVAL F na celebração da música e cultura portuguesas
19/08/2025
Estabelecimentos de ensino do concelho intervencionados no valor de 830 mil euros
18/08/2025
Apresentada equipa técnica para plantel feminino de "Os Bonjoanenses"
18/08/2025
Farense recebe o Torrense na Jornada 2 da Liga Portugal
14/08/2025