Proposta de voto de louvor aos dois Governos, à Autarquia e aos Farenses foi aprovada por unanimidade por todas as forças representadas na Assembleia Municipal.
A Assembleia Municipal de Faro aprovou, por unanimidade, na reunião extraordinária da, a atribuição de um voto de louvor aos governos de Portugal e Espanha, bem como à Câmara Municipal de Faro e aos farenses.
A distinção aconteceu no âmbito da 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, momento histórico que aconteceu pela primeira vez na cidade de Faro, com a participação de dois dos mais altos dignatários de Portugal e Espanha, nomeadamente o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, e do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, que receberam a Chave de Honra da Cidade de Faro.
A Assembleia Municipal louva, por isso, a iniciativa do Governo português de escolher Faro para acolher esta importante cimeira e, do mesmo modo, a forma diplomaticamente exemplar como se conduziu o Governo espanhol nas suas interações com a nossa cidade e os seus representantes.
Da Cimeira Luso-Espanhola resultaram importantes decisões para Faro e para o Algarve, nomeadamente a definição das condições de utilização da água do Rio Guadiana, peça vital para assegurar o abastecimento público e combater os efeitos da seca na região, como também para concretizar a tomada de água no Pomarão inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência; o avanço definitivo da Ponte entre Alcoutim e San Lucar, Espanha e a previsão do estudo de viabilidade da ligação ferroviária entre Faro – Huelva – Sevilha.
A proposta - apresentada pelo presidente da Assembleia Municipal de Faro e aprovada por unanimidade por todas as forças políticas representadas (PSD, PS, CDU, CDS, CHEGA, IL, BE, MPT E PPM) – louvou ainda o Presidente da Câmara Municipal, vereadores e funcionários da Autarquia, que se empenharam para assegurar todas as condições logísticas e funcionais para a realização da Cimeira, sublinhando a capacidade e preparação de Faro para acolher iniciativas de envergadura internacional.
Por último, a Assembleia Municipal apresenta um louvor aos Farenses, que das mais variadas formas deram expressão ao sentimento de orgulho por a sua cidade ser palco de uma tão notável ocasião.
Fonte/Foto: CM Faro