Em
Faro Informação

2025/11/13

Município de Faro lamenta falecimento de Teodomiro Neto

Concelho

Teodomiro Neto, historiador, dramaturgo, ensaísta, jornalista e professor universitário, de 92 anos, faleceu na passada terça-feira, aos 92 anos, no Hospital de Faro.

Reconhecido como um dos mais prestigiados historiadores da região, foi agraciado com a Medalha de Mérito – Grau OuroO Município de Faro manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Teodomiro Neto, personalidade singular e prestigiado historiador da temática regional, em particular da história da cidade de Faro.

Nascido a 20 de setembro de 1933 na vila de São Bartolomeu de Messines, Teodomiro Neto mudou-se para Faro aos 16 anos para completar os estudos, trabalhando de dia e estudando à noite. Ao longo da sua vida, trabalhou e exerceu diferentes profissões, em várias cidades europeias como Géneve, Paris, Lyon, Saint-Étienne, Bruxelas, Varsóvia, tendo-se licenciado em História e doutorado em História Política Europeia.

Regressou a Portugal e a Faro em 1974, mas manteve sempre uma ligação a França, onde lecionou até se jubilar. Ao longo do seu percurso, marcado por um profundo humanismo e dedicação à sua terra natal e à cidade de Faro, que o acolheu, foi historiador, dramaturgo, ensaísta, jornalista e professor, tendo ajudado à compreensão, valorização e defesa cultural do Algarve.

Foi colaborador assíduo, entre 1977 e 2009, dos Anais do Município de Faro, bem como autor de várias publicações sobre Faro. Contribuiu igualmente com o seu saber para a atividade da Biblioteca Municipal de Faro, com a realização de várias palestras e conferências, tendo sido, também, até há pouco tempo, um leitor e frequentador assíduo da Biblioteca.

A sua ação foi reconhecida através da atribuição de vários prémios, tendo sido agraciado pela Câmara de Faro com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, em 1993.O Município de Faro e a Biblioteca Municipal de Faro apresentam à família e amigos as mais respeitosas condolências, certos de que Teodomiro Neto perdura na memória de todos como um expoente máximo da cultura algarvia, e em particular da cidade de Faro.

 

Fonte/Foto: CM Faro

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
EREMITAS SÃO PERMITIDOS?
10/12/2025
Município associa-se à Associação Coração Delta para apoiar idosos do concelho
10/12/2025
“Esta noite grita-se” apresenta a última leitura do ano
10/12/2025
Ginásio Clube Naval de Faro na Regata de Natal 2025
9/12/2025
Seniores do Farense regressam aos triunfos ao vencerem o FC Vizela
9/12/2025
Teatro das Figuras estreia um espetáculo único este sábado
5/12/2025
Homem detido por tráfico com mais de 2 300 doses de cocaína
5/12/2025
Eleições Presidenciais 2026: Voto Antecipado em Mobilidade na cidade de Faro
4/12/2025