A criação de um sistema ferroviário ligeiro no Algarve, assente numa nova linha entre Faro e Portimão, junto ao litoral, que sirva o Aeroporto Gago Coutinho e as cidades de Quarteira e Albufeira, utilizando comboios tipo Tram, é uma das propostas do Plano Ferroviário Nacional, que foi aprovado na generalidade em Conselho de Ministros quinta-feira, dia 17, e segue agora para consulta pública.
Esta solução abre ainda a porta a extensões de linha até Vila do Bispo e Loulé, que «tem a sua estação ferroviária bastante distante», segundo se lê no plano, um «documento estratégico que define uma visão de longo prazo para a ferrovia em Portugal, assente no objetivo de fazer chegar o comboio a todas as capitais de distritos e às localidades de maior dinâmica demográfica, económica e funcional», segundo o Governo.
O modelo de Sistema de Mobilidade Ligeira proposto «admite um início de operação em modo rodoviário, com custo de investimento inicial mais baixo, mas sem excluir a sua conversão futura para um sistema ferroviário ligeiro».
«Estes sistemas devem ser desenvolvidos de forma a ser interoperáveis com a rede geral, num modelo de tram-train. De facto, o material circulante ligeiro pode até ter algumas vantagens do ponto de vista de ocupação de capacidade da infraestrutura. Ainda assim, a criação de um serviço local frequente levará necessariamente à necessidade de aumento de capacidade na Linha do Algarve», vaticina o Plano Ferroviário Nacional.