O Comando Distrital de Faro informa que procedeu à detenção de dois homens, durante a noite do passado domingo, por condução sob influência de álcool, posse ilegal de arma de fogo, dano qualificado e resistência e coação sobre funcionário.
No âmbito do policiamento de visibilidade na cidade de Olhão, foi possível perceber que, pelas 03h20, o condutor de uma viatura, ao se aperceber da presença do carro de patrulha, colocou-se em fuga. Perante a atitude suspeita, a viatura foi seguida e posteriormente barrada, com o apoio de um outro carro de patrulha, informa a PSP de Faro.
Aquando da paragem do veículo suspeito, o passageiro, que ostentava uma arma de fogo – carabina - encetou de imediato fuga apeada sendo alcançado a uma curta distância do local. Ao lhe ser dada a ordem para largar a arma o mesmo, num primeiro momento, não obedeceu, pelo que foi dado, pelo polícia, um tiro de advertência para o ar. De imediato, o suspeito atirou a arma para o solo, tendo sido possível a sua algemagem e subsequente detenção.
Simultaneamente, o condutor do veículo, após lhe ser bloqueada a passagem pela viatura policial, com as luzes e sirenes ligadas, e depois da saída do passageiro, iniciou a marcha na direção da viatura policial, embatendo violentamente nesta, provocando-lhe danos.
Apesar dos danos provocados e da tentativa de fuga, foi possível intercetar o condutor e proceder à sua detenção. Das diligências policiais imediatas foi apreendido 2500 €, cuja origem não souberam justificar, e ainda uma faca. Após sujeição do condutor a teste de alcoolemia, o mesmo acusou um teor de álcool de 1,61 gr/l no sangue.
Tendo em consideração as penas abstratas das várias condutas criminais, os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem no Tribunal de Olhão.