Foi assinado no dia 26 de janeiro, no Parque das Cidades (Loulé/Faro), o Acordo de Acompanhamento do Hospital Central do Algarve entre a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve e a Universidade do Algarve (UAlg), reforçando a cooperação institucional no desenvolvimento daquele que será um dos mais relevantes projetos estruturantes da região.
A cerimónia integrou a sessão pública de assinatura do Acordo Estratégico para o Hospital Central do Algarve, celebrado entre o Ministério da Saúde, através da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e da ULS Algarve, e a Associação de Municípios de Loulé e Faro. O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, dos presidentes das Câmaras Municipais de Faro e Loulé, António Pina e Telmo Pinto, respetivamente, bem como do presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, e do presidente do Conselho Diretivo da ACSS, André Trindade.
A Universidade do Algarve esteve representada pela sua reitora, Alexandra Teodósio, cuja presença sublinhou o papel estratégico da instituição no acompanhamento científico, académico e técnico do futuro Hospital Central do Algarve, reforçando a ligação entre o ensino superior, a investigação e o sistema regional de saúde.
O protocolo, assinado entre a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS Algarve) e a Universidade do Algarve (UAlg) visa estabelecer o quadro de cooperação entre as duas entidades no âmbito da conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e exploração do futuro Hospital Central do Algarve, em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
O Hospital Central do Algarve, a construir no Parque das Cidades, representa um investimento global de 426,6 milhões de euros e terá uma capacidade de 742 camas. A futura unidade hospitalar contará com 18 salas de bloco operatório, 74 gabinetes de consulta, 10 salas de parto e vários hospitais de dia. Estão igualmente previstos serviços diferenciados, incluindo um serviço de Oncologia totalmente integrado, cuidados paliativos, psiquiatria de adultos e psiquiatria da infância e adolescência.
O novo Hospital Central do Algarve promoverá ainda uma forte ligação ao ensino clínico e investigação, respondendo a desafios regionais e nacionais de desenvolvimento e sustentabilidade.
A celebração deste protocolo, que abrange todas as fases do processo, consolida o compromisso da Universidade do Algarve com o desenvolvimento regional, afirmando a sua missão enquanto parceiro estratégico na qualificação dos serviços de saúde, na formação de profissionais e na promoção da investigação e inovação na área da saúde.
Fonte/Foto: UALg