Em
Faro Informação

2025/05/07

ULS Algarve resiliente a prova de esforço responde sem ocorrências críticas ao apagão

Concelho

Nos diferentes serviços que integram a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, existiu uma resposta eficaz à situação de elevada contingência ocorrida ontem com a paragem de abastecimento elétrico no País. Felizmente, face ao elevado desempenho dos profissionais de saúde da região e à boa resposta dos meios técnicos, não existe nenhuma ocorrência crítica a registar.
A atividade programada não urgente dos centros de saúde e dos hospitais foi cancelada ao final da manhã de ontem, à exceção dos hospitais de dia para doentes oncológicos. Os Serviços de Urgência funcionaram a 100% sem quaisquer constrangimentos, nos Hospitais em Faro, Portimão e Lagos e nos SUB de Vila Real de Santo António, Loulé e Albufeira.
Existiu sempre reserva de camas de cuidados intensivos e de internamento. Os partos normais e por cesariana realizaram-se normalmente. Os Centros de Saúde mantiveram-se abertos para atendimento à doença aguda.
Registaram-se algumas falhas de abastecimento de água em vários dos mais de 90 edifícios da ULS Algarve espalhados pela região, sendo o mais relevante o que afetou o edifício do ambulatório hospitalar de Faro. Também o arranque do grupo gerador do Hospital do Barlavento Algarvio foi mais demorado do que o esperado, obrigando a intervenção manual, contudo, os sistemas vitais de suporte estando ligados a baterias e/ou a “UPS” mantiveram o seu funcionamento sem incidentes.
Hoje, está retomada a normalidade de trabalho no SNS na região e será recuperada a atividade do dia de ontem nos próximos dias.
O Conselho de Administração da ULS Algarve agradece a toda a sua equipa de profissionais de saúde e aos trabalhadores dos serviços técnicos e serviços de apoio, pela prova de elevada resiliência demonstrada. Agradece também aos vários Serviços Municipais de Proteção Civil que garantiram reposição de níveis de combustíveis para os grupos geradores e outros apoios pontuais, bem como ao Comando Regional de Emergência e Proteção Civil pelo apoio e acompanhamento permanente.
O Gabinete de Crise da ULS Algarve reuniu ontem e hoje e fará a sistematização dos pontos que carecem de atenção para a melhoria contínua do Plano de Catástrofe da instituição.


Fonte/Faro: ULS Algarve
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ULS Algarve resiliente a prova de esforço responde sem ocorrências críticas ao apagão
7/05/2025
E-REDES vai proceder à interrupção pontual de energia elétrica no próximo domingo
7/05/2025
“Os Bonjoanenses” Faro | Resultados | Fim de semana
6/05/2025
Estratégia Municipal de Saúde desenvolvido pela Autarquia de Faro
6/05/2025
Os Dias de Jazz’25 apresentam Wax & Boogie Rythm & Blues Projet
5/05/2025
Sub-17 do SC Farense sagra-se campeão da 2ª Divisão Nacional
5/05/2025
O Dia da Mãe é celebrado na Alameda João de Deus
2/05/2025
Inauguradas as novas instalações da Diretoria do Sul em Faro
2/05/2025