Decorreu em Oeiras, entre os dias 1 e 4 de maio a 2ª Prova de Apuramento Nacional da classe Optimist, onde participaram os 80 primeiros classificados da 1ª PAN, disputada em Portimão.
Embora com cinco atletas qualificados, o Ginásio Clube Naval de Faro, apresentou-se em Oeiras com 4 velejadores, com o treinador Guilherme Cavaco aos comandos da nossa equipa!
Foram quatro dias de mais muito difíceis, com muito vento e mar, com longos períodos de espera, e onde no primeiro dia nem foi possível disputar qualquer regatas, mas ainda assim, nos dias seguintes, foi possível cumprir o programa de 8 regatas.
Não foram dias fáceis para a nossa equipa, ainda assim “agora que está fechado o Ranking de apuramento para os campeonatos Internacionais, queria congratular toda a equipa pela sua evolução ao longo destes 8 meses de trabalho! Apanhamos condições em que raramente tivemos oportunidade de treinar, mas nunca desistimos!” afirmou o treinador, continuando “Haviam objetivos traçados que não conseguimos alcançar, mas o importante acaba por ser a aprendizagem que retiramos dos erros cometidos e os pontos que solidificamos ao longo destas 14 regatas, e isso faz parte da nossa evolução!”
No final, o Ian Laizé terminou a PAN no 21º lugar, a mesma posição em que termina o Ranking Nacional, seguido do Pedro Leonardo em 30º (29º no Ranking), o João Silva, que teve que abandonar as duas primeiras regatas por avarias, terminou no 50º lugar (41º) e o Tomás Guedes, que lutou bravamente em condições que não o favoreciam de todo, ocupou o 75º posto (65º classificado do Ranking).
Fonte/Foto: Ginásio Clube Naval